Opções de Recuperação de Dependências

O objetivo deste artigo é apresentar as várias opções disponíveis para recuperação do vício em substâncias, as crenças e entendimentos em que essas opções se baseiam e identificar essas opções.

Este é um artigo, não um livro, Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa então não vou me aprofundar nos diferentes pontos abordados, mas incluí links para artigos e sites que oferecem uma cobertura mais aprofundada. Espero que você encontre o que está procurando; o que você pode precisar.

Então, por onde começar?

Como o vício tem componentes fisiológicos e psicológicos que precisam ser abordados, é importante entender que os componentes psicológicos não são facilmente acessíveis até que os componentes fisiológicos sejam abordados. Isso significa que um período de desintoxicação (Detox) deve ser suportado. Esta não é uma opção. Independentemente da abordagem, a recuperação começa com algum grau de redução no uso; qualquer redução terá seu impacto na mente e no corpo.

A mente e o corpo de um indivíduo viciado se acostumaram aos presentes de uma substância e fizeram ajustes físicos e mentais para lidar com suas influências constantes. Quando a substância não está mais disponível, o corpo começa a se reajustar a essa ausência. Esse reajuste é chamado de retirada pós-aguda. Os sintomas de abstinência pós-aguda podem ser muito desconfortáveis, mas são controláveis.

Independentemente da opção ou opções escolhidas, é aqui que começa a ‘recuperação’.

Opções de tratamento:

Os Centros de Tratamento Residencial têm muitos nomes e oferecem uma variedade de abordagens de tratamento. Eles às vezes são chamados de clínicas, reabilitações, casas de recuperação ou casas, retiros, casas de recuperação ou casas sóbrias. A abordagem mais comum usada pelos RTCs é aquela que atende às necessidades médicas do indivíduo, oferecendo um programa de 12 passos que inclui workshops, reuniões de grupo e aconselhamento individual. A inclusão do componente dos 12 Passos é às vezes, mas não frequentemente, omitida, pois há controvérsia sobre a definição e interpretação do uso das palavras ‘Deus’ e ‘Espiritualidade’ nos 12 Passos.

Instalações ambulatoriais atendem indivíduos que não podem pagar o tempo ou as despesas de uma instalação de tratamento residencial. Eles geralmente oferecem uma gama mais ampla de opções para os adictos e suas famílias. Essas opções podem incluir aconselhamento, reuniões de grupo, apoio familiar, apoio a crises, oficinas de prevenção de recaídas, bem como apoio e treinamento para funcionários da escola, empregadores, mulheres grávidas e pais com problemas de dependência.

A maioria dos conselheiros combina terapias cognitivo-comportamentais, motivacionais, de insight e orientadas para objetivos.

O processo será mais ou menos assim: você e o conselheiro examinarão seus desafios, você determinará o que deseja da terapia, as metas serão descritas e definidas e um curso de ação será implementado. Isso será mantido com as sessões contínuas até que você e o conselheiro determinem o contrário. Os conselheiros também são capazes de reconhecer problemas físicos e psicológicos que estão além de seu treinamento e direcioná-lo para a ajuda de que você pode precisar.

Um conselheiro habilidoso e bem treinado abordará cada cliente como um indivíduo único com desafios que exigem um ajuste personalizado. Se um conselheiro afirma ou insinua que existe uma solução única para a recuperação do vício, então ele não é qualificado nem bem treinado. Seu estilo terapêutico deve ser empático, centrado no cliente e flexível, independentemente de aceitarem o modelo da doença ou o modelo do processo de vida do vício.